quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Síntese de Textos
Ambição e Ética
No texto Ambição e Ética o autor afirma que ambição é desejos, sonhos, metas, objetivos que cada pessoa tem para a vida e, por isso, não vê problemas em se ter ambição. Ética ele define como os limites que impõe-se na busca de determinada ambição. Para o autor as "grandes ambições" são as mais difíceis de alcançar, como eliminar a corrupção do Brasil por exemplo.
O problema do mundo está em decidir a ambição antes de definir a ética, pois ao definir a ambição, impor uma ética pode atrapalhar, limitando os objetivos traçados. É necessário definir a ética o mais breve possível.
Volta às Aulas
No texto "Volta às Aulas", o autor fala sobre o ensino centrado no aluno, no qual ele não está acostumado pois, antes, toda a atenção focava-se no professor; só o docente falava em sala de aula e os alunos o ouvia. O hábito de só ouvir e nunca debater o que está sendo dito é muito comum. Copiar conceitos pré estabelecidos por outras pessoas, utilizar o que já está pronto, sem nunca utilizar o pensamento crítico, sem expor as próprias ideias não deve persistir. Ao surgir problemas cotidianos eles só podem ser resolvidos a partir de experiências, e não com base em teorias que encontram-se em livros.
Fazer o que se gosta
As coisas que gostamos de fazer, a fazemos de graça. Em se tratando de emprego tem-se que realizar o que tem que ser feito. Para que o trabalho não se torne chato é necessário que se aprenda a gostar do que faz. Ao escolher uma profissão, primeiro precisa-se descobrir quais são as habilidades naturais e depois a exerce-la bem. Mesmo as coisas "chatas" devem ser bem feitas. Assim ganhará destaque em seu emprego e outras portas se abrirão. E então sentirá prazer no que faz.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Sofisma e Maniqueísmo X 4 Leis do Materialismo Dialético
Sofisma
É um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentando-a sob esquemas que aparentam seguir as regras da lógica.
Maniqueísmo
É uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Maniqueu que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.
Materialismo dialético
É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.LEIS DA DIALÉTICA
Primeira lei: A mudança dialética
A primeira lei da dialética começa por contatar que nada fica onde está, nada permanece o que é.
Quem diz dialética diz movimento, mudança. Para ter um estudo dialético devemos nos colocar no ponto de vista dialético, ou seja, no movimento, na mudança.
Para a dialética, não existe nada de definitivo, de absoluto, de sagrado; nada existe alem do processo ininterrupto do devir e do transitório.
Segunda lei: A ação recíproca
A pesquisa do encadeamento de processos nos conduz a estudos minuciosos e completos.
Para a dialética insistimos nisso: nada está acabado. É necessário considerar as coisas como nunca tendo cena final.
O mundo, a natureza a sociedade constituem um desenvolvimento que é histórico, e, em linguagem filosófica, se chama desenvolvimento em espiral.
Usamos a imagem da espiral para fixar as idéias. é uma comparação para ilustrar que as ciências evoluem segundo um processo circular, mas não voltam ao ponto de partida; voltam um pouco acima, num outro plano, e assim sucessivamente, o que dá uma espiral ascendente.
Não podemos esquecer que o motor que põe em movimento esta espiral é o autodinamismo.
Terceira lei: A contradição
A dialética nos ensina que as coisas não são eternas: tem um começo meio e fim (a morte).
No interior de cada coisa existem forças opostas, e estas lutam. Uma coisa é movida por forças que se chocam pois estas estão em direções opostas.
Uma tende para a afirmação (vida) e a outra para a negação (morte).
Quarta lei: Transformação da qualidade e quantidade ou lei do progresso por saltos.
É lei da transformação da quantidade em qualidade, segundo a qual mudanças quantitativas dão origem a mudanças qualitativas revolucionárias. A dialética reconhece que as revoluções são necessidades. Há mudanças contínuas, mas, acumulando-se, acabam por produzir mudanças bruscas.
Exemplo cientifico:
Tomemos por exemplo à água. Partamos de 0º e façamos subir de 1º , 2º , 3º até 98º: a mudança é continua iremos ainda até 99º, mas a 100º, temos uma mudança brusca, a água transformasse em vapor.
Se invertermos o processo de 99º descermos até 1º, teremos novamente uma mudança continua, mas a 0º a água transformasse em gelo.
De 1º a 99º , permanece sempre água apenas a temperatura muda é apenas uma mudança quantitativa, quantidade de calor que tem a água. Quando se transforma em gelo ou vapor, temos uma mudança qualitativa, uma mudança de qualidade. Já não é água, é gelo ou vapor.
Referências:
pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
www.guia.heu.nom.br/maniqueismo.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Maniqueismo
culturareligare.wordpress.com/leis-da-dialetica/
pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
www.guia.heu.nom.br/maniqueismo.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Maniqueismo
culturareligare.wordpress.com/leis-da-dialetica/
Metáfora e Parábola na Psicologia
Metáfora na Psicologia
Metáfora teve sua primeira definição datada na Grécia nos escritos Aristotélicos. Segundo Aristóteles, “metáfora é a transferência do nome de uma coisa para outra, ou do gênero para a espécie, ou da espécie para o gênero, ou de uma espécie para outra, ou por analogia” A metáfora é evitada na argumentação filosófica, pois é frequente causa de equívocos, e é utilizada na psicologia pela capacidade de transferência. Quando uma pessoa usa de transferência de sentido em determinadas situações, pode ser analisada a patologia dessa transferência através da psicologia.
Parábola na Psicologia
Parábolas são histórias com características e experiências de erros e acertos, ao qual implicam em um resultado bom ou ruim.
As Parábolas podem ser utilizadas na psicologia como um caminho para mostrar um pouco sobre comportamentos e no que implicam, para assim explicitar os verdadeiros motivos de acontecimentos de uma situação que está acontecendo com uma pessoa e tentar mostra-la o que há por traz daquilo, ou o porque daquela situação, podendo o mesmo enxergar motivos e soluções.
Fonte: passatempopassa.wordpress.com
O que é Psicologia
Fonte: pt.wikibooks.org
• A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano - o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, etc.
Fonte: www.brasilescola.com
O que é Psiquiatria
• É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.
Fonte: pt.wikipedia.org
• Psiquiatria - expressão grega que significa "arte de curar a alma". É um dos ramos da Medicina, o qual se direciona para o estudo das pertubações psíquicas humanas.
Fonte: www.infoescola.com - por Ana Lucia Santana
O que é Psicanálise
• É a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud. Um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.
Fonte: www.dicionarioinformal.com.br
• De acordo com Freud, psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
Fonte: pt.wikipedia.org
O que é Psicologia Organizacional
• Inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos.
Fonte: pt.wikipedia.org
• A psicologia organizacional, segundo Spector, refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
Fonte: artigos.psicologados.com
Assinar:
Postagens (Atom)