quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Síntese de Textos


 Ambição e Ética

 No texto Ambição e Ética o autor afirma que ambição é desejos, sonhos, metas, objetivos que cada pessoa tem para a vida e, por isso, não vê problemas em se ter ambição. Ética ele define como os limites que impõe-se na busca de determinada ambição. Para o autor as "grandes ambições" são as mais difíceis de alcançar, como eliminar a corrupção do Brasil por exemplo. 
 O problema do mundo está em decidir a ambição antes de definir a ética, pois ao definir a ambição, impor uma ética pode atrapalhar, limitando os objetivos traçados. É necessário definir a ética o mais breve possível.

 Volta às Aulas 

 No texto "Volta às Aulas", o autor fala sobre o ensino centrado no aluno, no qual ele não está acostumado pois, antes, toda a atenção focava-se no professor; só o docente falava em sala de aula e os alunos o ouvia. O hábito de só ouvir e nunca debater o que está sendo dito é muito comum. Copiar conceitos pré estabelecidos por outras pessoas, utilizar o que já está pronto, sem nunca utilizar o pensamento crítico, sem expor as próprias ideias não deve persistir. Ao surgir problemas cotidianos eles só podem ser resolvidos a partir de experiências, e não com base em teorias que encontram-se em livros. 


 Fazer o que se gosta

 As coisas que gostamos de fazer, a fazemos de graça. Em se tratando de emprego tem-se que realizar o que tem que ser feito. Para que o trabalho não se torne chato é necessário que se aprenda a gostar do que faz. Ao escolher uma profissão, primeiro precisa-se descobrir quais são as habilidades naturais e depois a exerce-la bem. Mesmo as coisas "chatas" devem ser bem feitas. Assim ganhará destaque em seu emprego e outras portas se abrirão. E então sentirá prazer no que faz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário