Filme Mafia no Divã
Em Mafia no Divã é aplicado, de forma cômica, as teorias de Freud.
O método de conversar com o paciente, a Associação Livre, usado pelo médico Ben Sobel, foi descoberto por Freud como sendo mais eficaz que a hipnose.
Em todo momento do filme é possível observar a Resistência do paciente.
Tratado com humor, o Complexo de Édipo é citado no filme e demonstra certa resistência de Paul Vitti.
Ao não querer ter relações com a própria mulher, Paul Vitti, retoma a imagem da mãe, sendo uma característica do Complexo de Édipo.
Em determinado momento no filme o médico Ben Sobel aconselha Paul Vitti a descarregar sua raiva no travesseiro, e ele atira várias vezes na almofada, sentindo-se melhor, contribuindo para o humor no filme. Esse é mais um mecanismo, o Deslocamento – Mecanismo libertador que ocorre quando um indivíduo, não podendo atingir determinado objeto, o substitui por outro, sobre o qual descarrega as suas tensões acumuladas.
O Processo de Transferência – Projeção no analista dos sentimentos, emoções ou desejos recalcados nas experiências infantis do paciente - é citado no filme, quando Ben Sobel sonha que seu paciente, Paul Vitti, o chama de "papa" - pai, após ele ter sido morto a tiros.
Com o método da Associação livre – criação de um estado de relaxamento no paciente para que, através de um diálogo com o psicanalista, possa ultrapassar as barreiras que impedem as experiências recalcadas ou traumatizantes de vir ao consciente - Paul Vitti descobri a raiz de todo seu problema que é o sentimento de culpa pela morte de seu pai quando ele tinha 12 anos de idade.
Filme Freud Além da Alma
Todos os conteúdos estudados sobre Freud é observável no filme:
A transição da Hipnose para o método da Associação Livre, o Processo de Transferência, os Mecanismos de Defesa e principalmente o Complexo de Édipo são demonstrados, sendo este ultimo o mais dificil de ser aceito, tanto por Freud, como para seus colegas médicos.
O filme no geral é muito interessante. Ver as descobertas, as teorias de Freud é importante para compreender os temas discutidos em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário