Grupo é uma unidade social formada por pessoas com papéis interdependentes, com objetivos em comum e que tem seu comportamentos regulado por um conjunto de normas a partir de um consenso entre membros do próprio grupo.
Como primeira meta do trabalho grupal "o individuo tem de experimentar, errar, aprender, até se comportar adequadamente", contando com a participação dos outros.
Psicologia Social - o grupo estabelece ligação entre o individual e o coletivo. Como elementos centrais tem a interdependência funcional entre seus membros, um objetivo comum e papéis e normas a serem seguidas.
Kurt Lewin acredita que o comportamento do indivíduo deve ser compreendido considerando-se os fatores internos e externos à pessoa. Este comportamento depende das mudanças que ocorrem em seu espaço de vida constituído da persona e do meio psicológico - em determinado momento.
Pesquisa-ação apega-se às dimensões concretas e existenciais e trabalha com a dinâmica dos fenômenos de grupo.
Psicogrupo é um grupo informal com foco nos membros constituintes.
Sociogrupo é direcionado na execução de uma tarefa.
Metodologia da Dinâmica - analisa as estruturas do grupo: poder, liderança e comunicação; pesquisa e desenvolve experiências sobre os grupos; utiliza-se da representação do grupo e seu ambiente como campo social para a análise de vida do grupo.
São fundamentais ao grupo três elementos: existência, contemporaneidade e interdependência de seus membros.
O grupo é um processo em desenvolvimento. A importância de cada grupo para o indivíduo depende da situação do momento.
O campo social é uma totalidade dinâmica, estruturada a partir da posição relativa das entidades que o compõem: grupos, subgrupos, membros, barreiras e canais de comunicação. O comportamento social resulta de tais teorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário